Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/380
Title: Os exercícios resistidos na melhora do equilíbrio de idosos frágeis: uma revisão bibliográfica.
Authors: Felix, Katiane Duarte (Orientador)
Jesus, Klauber Chagas de
Oliveira, Wilson Paulo Martins de
Keywords: Fisioterapia - idoso
Fisioterapia - queda
Exercício resistido
Issue Date: 14-Oct-2020
Citation: JESUS, Klauber Chagas de; OLIVEIRA, Wilson Paulo Martins de. Os exercícios resistidos na melhora do equilíbrio de idosos frágeis: uma revisão bibliográfica. Orientador: Katiane Duarte Felix. 2019. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: O envelhecimento é um processo natural, progressivo e irreversível, entretanto, algumas mudanças interferem na qualidade de vida do idoso. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistematizada da literatura sobre os efeitos da intervenção fisioterapêutica em idosos frágeis por meio de exercícios resistidos. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemáticaa partir de estudos publicados em periódicos indexados nas bases de dados SciELO, LILACS, MEDLINE e BVS, em português,no período de 2011 a 2018 e que atendessem à questão norteadora. Observou-se que as quedas são comuns no cotidiano dos idosos, e sua prevenção se torna essencialmente importante, uma vez que esses eventos se caracterizam como problemas de saúde pública. Conclui-se que o exercício resistido pode levar os idosos a ganhos de força muscular, os idosos também obtêm maior segurança e independência ao caminhar, e que isso pode estar associado à melhora do equilíbrio corporal.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/380
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Klauber_Jesus_0002415_Wilson_Oliveira_0003102.pdf161.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.