Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/381
Title: A abordagem da fisioterapia na qualidade de vida de mulheres com câncer de mama.
Authors: Salata, Mariana Cecchi (Orientador)
Bonesi, Laysa Eduarda Damasceno Braga
Lima, Tatiane da Silva
Keywords: Fisioterapia
Câncer de mama
Qualidade de vida
Issue Date: 14-Oct-2020
Citation: BONESSI, Laysa Eduarda Damasceno Braga; LIMA, Tatiane da Silva. A abordagem da fisioterapia na qualidade de vida de mulheres com câncer de mama. Orientador: Mariana Cecchi Salata. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: O câncer de mama na vida da mulher acarreta efeitos traumáticos, para além da própria enfermidade. O objetivo da pesquisa é analisar a qualidade de vida de mulheres submetidas ao tratamento fisioterapêutico após a cirurgia no tratamento de câncer de mama. Trata-se de uma pesquisa de campo com 25 mulheres mastectomizadas e que responderam o questionário com 30 questões (EORTC QLQ -C30) na sede da ONG (vencedoras unidas) na Asa Sul- Brasília-DF. O tratamento do câncer de mama exige uma abordagem multidisciplinar, atuando conjuntamente os departamentos de mastologia, oncologia clínica, radioterapia, cirurgia reparadora, anatomia patológica, radiologia, fisioterapia e psicologia. Conclui-se que A fisioterapia contribui positivamente na qualidade de vida destas mulheres, principalmente para aperfeiçoar mobilidade, reduzindo a dor, o edema, ajudando a mulhere a ter ganho de autonomia para realização de atividades diárias.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/381
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laysa_Bonessi_0004838_Tatiane_Lima_0003138.pdf879.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.