Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/455
Title: Co(h)abitação popular.
Authors: Bomtempo, Mariana Roberti (Orientador)
Peres, Rogevan Vieira
Keywords: Habitação - social
Autogestão
Moradia
Issue Date: 25-Jan-2021
Citation: PERES, Rogevan Vieira. Co(h)abitação popular. Orientador: Mariana Roberti Bomtempo. 2020. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O presente trabalho busca levantar alguns questionamentos acerca da produção de habitação de interesse social no Brasil. O mesmo tem como objetivo principal apresentar um projeto pouco usado nas produções habitacionais. Será realizado um apanhado histórico bibliográfico sobre as políticas de produção de moradia. O objetivo da historiografia da política de produção habitacional desenvolvida no Brasil, é buscar entender como foram desenvolvidas as políticas e compreender a importância de forma positiva e negativa desses projetos no âmbito nacional, até chegar em Brasília, onde o projeto será inserido. O trabalho tem o intuito de introduzir a autoconstrução na concepção dos projetos arquitetônicos de interesse social, pois, essas medidas foram pouco exploradas nas políticas de moradias, mesmo existindo movimento e programas que buscaram explorar esse método. Com esse estudo, foi possível concluir que os projetos de moradias sociais que foram apresentados tiveram muita força no combate numérico do déficit habitacional. Porém, apenas uma parte da demanda conseguiu ter acesso aos programas, pois, os projetos foram ofertados como mercadoria e a população mais pobre pouco teve acesso. Dessa forma, o projeto a ser apresentado terá como base o encaixe do mesmo em centros urbanos consolidados, inserindo o método de autogestão como forma de baixar o custo de produção e permitir que após a construção os futuros moradores possam fazer suas mudanças de acordo com suas necessidades.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/455
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rogevan Vieira_0003844.pdf7.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.