Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/467
Title: O papel do enfermeiro na educação em saúde como ferramenta para conhecimento da mulher sobre o exame citopatológico.
Authors: Teixeira, Camila Soares (Orientador)
Silva, Patricia de Souza
Alves, Pollyanne Matos
Keywords: Enfermagem
Educação - saúde
Neoplasia uterina
Issue Date: 9-Dec-2020
Citation: SILVA, Patricia de Souza.; ALVES, Pollyanne Matos. O papel do enfermeiro na educação em saúde como ferramenta para conhecimento da mulher sobre o exame citopatológico. Orientador: Camila Soares Teixeira. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: As neoplasias constituem-se um desafio para a saúde pública brasileira, especialmente, o câncer de colo do útero, é o segundo maior em taxa de mortalidade entre a população feminina. O exame, criado em 1920, e hoje consagrado e popularmente conhecido como Papanicolau, é um dos mais eficazes métodos de diagnóstico e prevenção dessa neoplasia maligna. Pesquisas demonstram que, apesar de seu baixo custo, a realização e o acesso ao exame não são possíveis para todas as mulheres. Esse trabalho objetivou investigar a atuação do enfermeiro (a) diante da sensibilização, através da educação em saúde, das mulheres sobre o exame citopatológico. Trata-se de revisão integrativa da literatura, na qual se utilizou como critérios de seleção, artigos indexados nas bases de dados Medline, Lilacs e SciELO, no período de 2007 a 2019, nos idiomas português, inglês, que resultou em 14 artigos, posteriormente foram categorizados para discussão de seus resultados. Verificou-se que o enfermeiro desempenha um papel fundamental em relação ao processo assistencial preventivo e principalmente informativo as mulheres em relação ao exame de prevenção e ao câncer uterino.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/467
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia de Souza Silva_0005034_Pollyanne Matos Alves_0005085.pdf655.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.