Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/469
Title: Odontologia hospitalar no Brasil.
Authors: Carvalho, Claudia Cristiane Baiseredo de (Orientador)
Anthonelle Gonçalves Paixão, Ramalho
Keywords: Odontologia
Odontologia - hospitalar
Saúde bucal
Issue Date: 4-Feb-2021
Citation: RAMALHO, Anthonelle Gonçalves Paixão. Odontologia hospitalar no Brasil. Orientador: Claudia Cristiane Baiseredo de Carvalho. 2020. 10f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A saúde bucal é de extrema importância para a qualidade de vida das pessoas, além disso, ela está diretamente relacionada à forma como o indivíduo come, fala e se socializa; e para isso é fundamental que a cavidade oral esteja sem doenças ativas ou constrangimentos. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo geral analisar a evolução histórica da Odontologia Hospitalar no Brasil. Sendo os objetivos específicos: apresentar um breve histórico da Odontologia Hospitalar no Brasil, verificar como se dá o atendimento odontológico no ambiente hospitalar e propor ações que contribuam para a ampliação do atendimento odontológico nos hospitais. A fim de alcançar os objetivos propostos –se uma revisão de literatura, por meio de pesquisa bibliográfica desenvolvida durante os meses de março a novembro de 2019. Foram utilizadas literaturas especializadas na temática entre os anos de 2012 ao primeiro trimestre de 2019, presentes nas seguintes bases de dados foram eleitas para busca dos estudos: Cientific Electronic Library Online- (SciELO), Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os resultados mostraram que a Odontologia Hospitalar tem passado por grande evolução, deixando de ser apenas relacionada a atendimentos de urgência e emergência, participando ativamente nos cuidados de pacientes internados, principalmente nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Permitindo concluir que apesar de ter havido uma evolução na história da Odontologia Hospitalar no país, estudos ainda devem ser feitos com o intuito de ampliar a oferta deste atendimento, especialmente nos hospitais da rede pública.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/469
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antaonelle Gonçalves Paixão Ramalho_0012575.pdf115.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.