Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/472
Title: O uso de estratégias lúdicas no manejo odontopediátrico: jaleco personalizado.
Authors: Vieira, Letícia Diniz Santos (Orientador)
Vieira, Caroline Diniz Pagani
Keywords: Odontopediatria
Odontopediatria - manejo
Odontopediatria - vestuário
Issue Date: 4-Feb-2021
Citation: VIREIRA, Caroline Diniz Pagani. O uso de estratégias lúdicas no manejo odontopediátrico: jaleco personalizado. Orientador: Letícia Diniz Santos Vieira. 2020. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A maneira com que o cirurgião dentista se comporta, se comunica e se veste influência consideravelmente a relação com o paciente. A visita ao consultório odontológico pode gerar nas crianças sensações de medo e ansiedade e, em consequência, um comportamento positivo ou negativo. Essas sensações podem ser reduzidas através de estratégias lúdicas e de manejo. O jaleco desempenha um componente de elo e de empatia na relação dentistapaciente. O jaleco é um componente do Equipamento de Proteção Individual (EPI) que pode ser utilizado como uma ferramenta lúdica do manejo, visto que, o uso das cores no vestuário auxilia na redução da ansiedade e fomenta a empatia, atuando em aspectos emocionais positivos. Desta maneira, jalecos coloridos ou estampados causam um sentimento amigável e tem papel positivo na primeira impressão da consulta inicial em odontopediatria, tanto para pais quanto para crianças. O presente trabalho objetivou revisar a literatura na base de dados SciELO, PubMed e Cochrane sobre o uso do jaleco lúdico como estratégia de manejo odontopediátrico. Após relatos de literatura concluiu-se que cores e estampas caracterizadas nos jalecos são utilizadas por diversos autores como estratégia lúdica positiva no manejo. E novas pesquisas randomizadas são indicadas para sedimentar fatores clínicos observáveis.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/472
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caroline Diniz Pagani Vieira Ribeiro_0005823.pdf160.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.