Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/477
Title: Cimentos biocerâmicos na endodontia.
Authors: Cornélio, Ana Lívia Gomes (Orientador)
Andrade, Kallyne Garrido de Lima
Keywords: Biocerâmico
Endodôntica - obturação
Bioatividade
Issue Date: 8-Feb-2021
Citation: ANDRADE, Kallyne de Lima. Cimentos biocerâmicos na endodontia. Orientador: Ana Lívia Gomes Cornélio. 2020. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O tratamento endodôntico é realizado por várias fases, começando pelo preparo químico mecânico, onde acontece a desinfecção do canal e modelagem do mesmo. Sua última etapa, que tem grande significância no tratamento, é a obturação, onde é possível realizar o selamento dos condutos. Para isso, é necessário o uso de um cimento endodôntico juntamente com cones de guta percha. Um cimento ideal deve ter propriedades físico-químicas satisfatórias, ser radiopaco, biocompatível, antibacteriano, fácil de manipular, entre outras vantagens. Os cimentos biocerâmicos têm demonstrado excelentes propriedades que dependendo da indicação, supera os outros materiais até então disponíveis no mercado. Assim, o objetivo desse trabalho foi reportar uma revisão da literatura, onde foram levantados 56 artigos científicos/casos clínicos, tanto em português como em inglês na base de dados disponíveis e acessados na biblioteca virtual da PubMed (MEDLINE) usando palavras chaves “bioceramic”, “endodontic obturation”, “bioactivity” publicados de 2004 adiante, sobre os cimentos biocerâmicos na endodontia, já que ainda há poucos relatos na literatura.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/477
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kallyne Garrido de Lima Andrade_0008072.pdf198.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.