Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/480
Title: Assistência odontológica à gestante: revisão de literatura.
Authors: Gomes, Raquel Ribeiro (Orientador)
Aoyama, Laís Tamie Andrade
Keywords: Odontologia - assistência
Saúde bucal
Issue Date: 8-Feb-2021
Citation: AOYAMA, Laís Tamie Andrade. Assistência odontológica à gestante: revisão de literatura. Orientador: Raquel Ribeiro Gomes. 2020. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A gestação envolve mudanças fisiológicas, hormonais e psicológicas que aumentam a suscetibilidade da gestante à infecções, inclusive infecções bucais. Há evidências da associação entre a ocorrência de doenças bucais durante a gestação com eventos adversos como parto prematuro, baixo peso ao nascer e pré-eclâmpsia. O tratamento odontológico durante a gestação ainda esbarra em resistências tanto por parte da gestante quanto, às vezes, do próprio cirurgião-dentista. Este trabalho objetivou apresentar esclarecimentos e recomendações acerca das condutas clínicas para o atendimento odontológico da gestante, com base nas evidências científicas atuais. Foi realizada uma revisão de literatura por meio da busca de artigos nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e PubMed. A literatura mostra que a assistência odontológica à gestante é indicada e apropriada, tanto para prevenção das doenças bucais e suas possíveis consequências, quanto para tratar doenças já existentes. As evidências científicas atuais apontam que o atendimento odontológico durante o período gestacional é seguro, desde que sejam adotadas precauções específicas e adequações na conduta clínica. O cirurgião-dentista deve ter conhecimento acerca das alterações que ocorrem a cada trimestre, para que possa oferecer um tratamento odontológico adequado, seguro e eficaz para as pacientes gestantes.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/480
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laís Taime Andrade Aoyama_0004120.pdf274.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.