Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/489
Title: Bruxismo na infância e adolescência: revisão de literatura.
Authors: Vieira, Letícia Diniz Santos (Orientador)
Bonifácio, Thalia Ariadne Fernandes
Keywords: Odontologia - bruxismo
Saúde - bucal
Qualidade - vida
Issue Date: 8-Feb-2021
Citation: BONIFÁCIO, Thalia Ariadne Fernandes. Bruxismo na infância e adolescência: revisão de literatura. Orientador: Letícia Diniz Santos Vieira. 2020. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O Bruxismo e/ou Briquismo é um transtorno/disfunção de movimentos involuntários que acarretam desgastes dentários e outras consequências causando alterações bucais e sociais em crianças e adolescentes. Têm-se tornado comum e frequente crianças com aparecimento de bruxismo, onde o impacto na qualidade de vida delas tem sido negativo, afetando principalmente na condição do sono. Este presente trabalho teve como objetivo uma revisão de literatura com base nos artigos científicos dos últimos 05 anos acerca do bruxismo em crianças e adolescentes. Foi abordada uma revisão de literatura, com definição, classificação, subtipos, fatores etiológicos, diagnósticos, tratamento e prevalência do descrito como bruxismo. Concluiu-se que, o bruxismo em crianças e adolescentes possui etiologia multifatorial com predomínio noturno (bruxismo do sono), maior prevalência em gênero masculino acarretando diversos problemas bucais, funcionais, sociais e psicológicos. O diagnóstico e o tratamento são individualizados e de abordagem multiprofissional cuja intervenção precoce quando bem direcionada beneficia o paciente melhorando sua qualidade de vida.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/489
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thalia Ariadne Fernandes Bonifácio_00011591.pdf574.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.