Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/490
Title: A biossegurança nos consultórios odontológicos.
Authors: Ribeiro, Giovanni Monteiro (Orientador)
Amaral, Tiago Stival do
Keywords: Biossegurança
Infecção - controle
Esterilização - desinfecção
Issue Date: 8-Feb-2021
Citation: AMARAL, Tiago Stival do. A biossegurança nos consultórios odontológicos. Orientador: Giovanni Monteiro Ribeiro. 2020. 8f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O odontologista, é um profissional que, devido a natureza de sua profissão, lida diariamente com risco de adquirir doenças virais e bacterianas altamente contagiosas, que em muitos casos podem ser fatais. Por esse motivo, pensando na proteção do profissional, surgiram regulamentos de biossegurança que visam controlar e impedir a disseminação de doenças infectocontagiosas importantes com exemplo, o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Além disso, tratam-se de padrões, procedimentos e cuidados que devem ser tomados ao atender pacientes ou manipular instrumentos contaminados para evitar o risco de contaminação. Assim, o presente artigo tem como objetivo geral verificar a importância do uso das medidas de biossegurança nos consultórios de odontologia. Para isso, realizou-se um estudo bibliográfico em literaturas especializadas na temática presentes nas seguintes bases de dados foram Scientific Electronic Library Online- (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico, além de manuais de biossegurança do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, monografias, dissertações e teses. As buscas foram feitas por artigos que se atendessem nos critérios de inclusão. Os resultados mostram que as normas de biossegurança são fundamentais para a segurança dos pacientes e também dos profissionais de odontologia. Concluindo-se tudo o que é feito para proteger os pacientes e os profissionais resultará em uma prática odontológica cada vez mais bem-sucedida e confiável para todos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/490
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tiago Stival do Amaral_0004331.pdf134.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.