Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/494
Title: Tratamento de pigmentação melânica sob a técnica de micro abrasão com instrumentos manuais e rotatórios.
Authors: Gaze, Vinicius de Abreu Mussa (Orientador)
Bandeira, Brenda Queiroz
Keywords: Odontologia - estética
Odontologia - pigmentação
Micro abrasão
Issue Date: 19-Feb-2021
Citation: BANDEIRA, Brenda Queiroz. Tratamento de pigmentação melânica sob a técnica de micro abrasão com instrumentos manuais e rotatórios. Orientador: Vinicius de Abreu Mussa Gaze. 2020. 9f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Na odontologia o cirurgião dentista é responsável pela prevenção, diagnóstico, tratamento de várias doenças, desordens dos dentes e gengivas. E dentre os problemas gengivais, inclui-se a pigmentação melânica gengival, que é uma deposição excessiva de melanina na camada basal do epitélio. A pigmentação no periodonto é o resultado de transferência dos grânulos de melanina dos melanócitos para os queratinócitos, denominado melanina epidérmica. A coloração escura gera uma insatisfação em muitos indivíduos, tem sido uma das queixas estéticas para quem está procurando uma solução para um sorriso satisfatório. O objetivo desse estudo é apresentar o caso clinico de tratamento de pigmentação melânica com uma intervenção cirúrgica em uma paciente de 23 anos. No exame clinico observou-se uma pigmentação fisiológica. O tratamento indicado foi a micro abrasão com instrumentos manuais e rotatórios, como bisturi com lâmina 15C e brocas diamantadas. Após a intervenção cirúrgica realizou-se o acompanhamento do pós operatório, sendo observado mudanças na cor do tecido gengival, harmonia na estética e uma boa cicatrização. A técnica mostrou ser efetiva e um resultado estético satisfatório.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/494
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Brenda Queiroz Bandeira_0008257_parcial.pdf186.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.