Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/496
Title: A utilização da bola de bichat para o tratamento da comunicação buco- sinusal.
Authors: Izidro, Antonio Eduardo Ribeiro (Orientador)
Marcos, Bruna Parecida
Keywords: Bucco-sinusal - comunicação
Fístula - oroantral
Sinusite - maxilar
Issue Date: 19-Feb-2021
Citation: MARCOS, Bruna Parecida. A utilização da bola de bichat para o tratamento da comunicação buco- sinusal. Orientador: Antonio Eduardo Ribeiro Izidro. 2020. 11f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Comunicação buco- sinusal é uma alteração, que ocorre entre a cavidade oral e o seio maxilar, podendo ser causada por cistos, tumores, infecções periodontais, no entanto surge principalmente após exodontia de dentes posteriores da maxila, devido à estreita relação de suas raízes com o assoalho do seio maxilar. Quando está comunicação fica aberta sofre epitelização, passando a ser chamado de fistula oroantral, surgindo algumas etiologias, como: dores de cabeça, sinusite maxilar, tosse noturna, passagens de líquidos da cavidade oral para a cavidade nasal, as comunicações de menores diâmetros tendem a fecha-se espontaneamente, entretanto, diâmetros de maiores proporções a necessidade de intervenções cirúrgicas. A técnica da bola de bichat mostrou-se favorável para fechamento de comunicação Bucco-sinusal. O objetivo desta revisão de literatura realizada, através das pesquisas em base de dados, Pubmed, Scielo é avaliar a eficácia, da utilização da bola de bichat, para tratamento da comunicação buco sinusal e fistula oroantral, comparando, esse tratamento com duas técnicas: Retalho palatino rotacional e Retalho vestibular Rehamnn.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/496
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna Aparecida Marcos_0000203_parcial.pdf468.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.