Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/519
Title: Condições odontológicas em pacientes internados em unidades de terapia intensiva e a importância do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar.
Authors: Gaze, Vinicius de Abreu Mussa (Orientador)
Rocha, Iasmine Carvalho Fernandes
Keywords: Unidade de Terapia Intensiva
Odontológico - condição
Saúde - bucal
Issue Date: 25-Feb-2021
Citation: ROCHA, Iasmine Carvalho Fernandes. Condições odontológicas em pacientes internados em unidades de terapia intensiva e a importância do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar. Orientador: Vinicius de Abreu Mussa Gaze. 2020. 11f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A condição periodontal dos pacientes internados em Unidades De Terapia Intensiva (UTI) se agrava ao longo da internação, devido a migração de microrganismos orais para o foco de infecção extrabucal e, assim, algumas doenças podem manifestar-se como resultado da hospitalização. Em estudos publicados, foram destacados que a doença periodontal pode afetar pessoas com a saúde comprometida. A higiene bucal deficiente ou não realizada pelos profissionais da área, propiciam a instalação de focos infecciosos como, por exemplo, os abscessos alveolares. Esses quadros são recorrentes nesses internados, resultando também no acúmulo da placa bacteriana, principalmente por microrganismos patogênicos respiratórios. Dessa forma, é de extrema importância a atuação do cirurgião-dentista durante a rotina hospitalar desses indivíduos, para a melhoria da saúde bucal e do quadro clínico geral desses pacientes. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo fazer uma revisão de literatura acerca das condições orais dos pacientes dessas unidades de terapia intensiva e a importância do dentista nos cuidados bucais dos internados.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/519
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Iasmine Carvalho Fernandes Rocha_0011598_parcial.pdf469.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.