Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/539
Title: Fratura de agulha durante anestesia.
Authors: Izidro, Antônio Eduardo Ribeiro (Orientador)
Souza, Mireya Santos
Keywords: Tomografia computadorizada
Fratura - agulha
Anestesia
Issue Date: 17-Mar-2021
Citation: SOUZA, Mireya Santos. Fratura de agulha durante anestesia. Orientador: Antônio Eduardo Ribeiro Izidro. 2020. 9f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Acidentes e complicações durante o atendimento odontológico estão sujeitos a acontecer, mas para que seja evitado, depende do conhecimento do cirurgião dentista quanto as técnicas e o material de escolha. As agulhas gengivais são usadas para administração de anestésicos locais, bloqueando temporariamente os impulsos dolorosos. No início do século XX as agulhas eram de material rígido e não descartável proporcionando um maior risco de fratura durante o ato anestésico. Hoje em dia, com toda tecnologia e evolução, as agulhas são descartáveis e seu material é de aço inoxidável flexível tornando acidentes, como o de fratura de agulha, uma complicação rara. Alguns fatores além do conhecimento da técnica anestésica influenciam para que ocorra esse tipo de incidente, como movimentação súbita do paciente, defeito de fabricação, dobra da agulha, reutilização excessiva, dentre outras. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da prevenção para que acidentes de fratura de agulha não ocorram e saber o que deve ser feito caso aconteça. O levantamento foi realizado utilizando artigos variando de 1998 a 2017. Esta complicação deve ser evitada antes mesmo de começar qualquer procedimento, envolvendo a inspeção da agulha e os devidos cuidados durante seu uso.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/539
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mireya Santos Souza_0004031_parcial.pdf110.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.