Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/541
Title: A importância do acompanhamento odontológico em pacientes submetidos ao tratamento oncológico.
Authors: Izidro, Antônio Eduardo Ribeiro (Orientador)
Nascimento, Nathálya Rabelo do
Keywords: Antineoplásica - terapia
Manifestação - bucal
Mucosite - oral
Issue Date: 17-Mar-2021
Citation: NASCIMENTO, Nathálya Rabelo do. A importância do acompanhamento odontológico em pacientes submetidos ao tratamento oncológico. Orientador: Antônio Eduardo Ribeiro Izidro. 2020. 7f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Durante o tratamento antineoplásico é comum que a grande maioria dos pacientes apresentem manifestações bucais como efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia. No entanto, cada vez mais, medidas preventivas e terapêuticas têm sido instauradas para que esses eventos adversos não interfiram negativamente no tratamento do câncer ou promovam um declínio ainda maior na qualidade de vida do paciente oncológico. A mucosite oral, a xerostomia, o trismo e a candidíase oral são algumas das alterações que podem suceder, sendo assim, o manejo adequado de cada uma delas é fundamental. O objetivo do presente trabalho foi evidenciar a aplicabilidade do cirurgião-dentista e dos cuidados odontológicos em cada uma das etapas do tratamento das neoplasias, visando resguardar o paciente de maiores desconfortos nesse processo. Mediante busca na literatura através das bases de dados Medline, Pubmed e Scielo, que fundamentaram essa revisão, foi possível concluir que é indubitável a eficácia do acompanhamento odontológico em todas as fases do tratamento antineoplásico, uma vez que as medidas preventivas e curativas das manifestações bucais se mostram benéficas e relevantes no prognóstico geral do paciente.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/541
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nathalya Rabelo do Nascimento_0004525_parcial.pdf295.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.