Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/550
Title: Doença periodontal na fase escolar.
Authors: Vieira, Letícia Diniz Santos (Orientador)
Silva, Priscilla Oliveira
Keywords: Periodontal - doença
Saúde - bucal
Promoção - saúde
Issue Date: 17-Mar-2021
Citation: SILVA, Priscilla Oliveira. Doença periodontal na fase escolar. Orientador: Letícia Diniz Santos Vieira. 2020. 11f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A doença periodontal é uma infecção de origem bacteriana e de progressão lenta, que atinge os tecidos de sustentação (gengiva e osso), quando essa bactéria penetra no tecido gengival causa reações inflamatórias como, sangramento gengival, vermelhidão e edema, podendo ter sua progressão ainda na infância, visto que várias foram as situações associadas às condições de risco, como, má condição bucal relacionada ao fator socioeconômico, dieta, nível de educação em saúde bucal e aspectos comportamentais. Logo, a doença periodontal é fácil de ser evitada do que tratada depois de instalada na cavidade oral, por esse motivo a prevenção é a maneira mais eficaz de conter essa patologia. Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema doença periodontal na fase escolar, através das bases de dados, SciELO, PubMed, LILACS, MEDLINE. Conclui-se, que a doença periodontal é relevante na fase escolar, onde há uma alta prevalência de gengivite que causa inflamação do periodonto de proteção, geralmente desencadeada por bactérias do biofilme, e uma alta prevalência de periodontite, que é uma inflamação crônica que pode levar à destruição do ligamento periodontal e do tecido ósseo, logo investindo-se em mudança de hábitos a doença periodontal na fase escolar pode ser diminuída.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/550
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Priscilla Oliveira Silva_0010592_parcial.pdf293.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.