Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/556
Title: Evitando a parestesia do nervo alveolar inferior por meio da adoção da técnica cirurgica alternativa coronectomia.
Authors: Izidro, Antônio Eduardo Ribeiro (Orientador)
Ramos, Taynan Maria de Araújo
Keywords: Exodontia
Parestesia
Terceiro molar
Issue Date: 17-Mar-2021
Citation: RAMOS, Taynan Maria de Araújo. Evitando a parestesia do nervo alveolar inferior por meio da adoção da técnica cirúrgica alternativa coronectomia. Orientador: Antônio Eduardo Izidro. 2020. 8f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A parestesia do nervo alveolar inferior, uma complicação de cirurgias de terceiros molares inferiores, é capaz de ocorrer principalmente em que sinais radiográficos apresentam um íntimo contato das raízes com o canal mandibular. Para estes casos a coronectomia é uma técnica alternativa positiva, confiável e passível de reprodutibilidade, na qual é realizada a remoção apenas da porção coronária, com a manutenção das raízes localmente, reduzindo, desta maneira, o risco de parestesia. Objetivo: Este trabalho objetivou realizar uma revisão de literatura, sobre estudos onde se pode evitar a parestesia do NAI (nervo alveolar inferior) pela adoção da técnica cirúrgica alternativa coronectomia. Conclusão: A coronectomia é uma opção cirúrgica eficaz quando corretamente indicada e realizada. Sua aplicação reduz consideravelmente o risco de lesão ao NAI, preservando, desta forma, a parestesia temporária ou permanente. As pesquisas sobre este assunto ainda devem continuar e novas descobertas com certeza poderão acontecer.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/556
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Taynan Maria de Araújo Ramos_0008208_parcial.pdf466.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.