Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/558
Title: Controle da ansiedade na odontologia: revisão de literatura.
Authors: Peixoto, Maria Letícia Bucchianeri Pinheiro (Orientador)
Trajano, Thaise Diniz
Keywords: Odontopediatria
Ansiedade
Medo
Issue Date: 17-Mar-2021
Citation: TRAJANO, Thaise Diniz. Controle da ansiedade na odontologia: revisão de literatura. Orientador: Maria Letícia Bucchianeri Pinheiro Peixoto. 2020. 10f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A sensação de medo é inerente ao ser humano fazendo parte do seu desenvolvimento, porém quando se torna excessivo pode ter consequências danosas. No que se refere ao ambiente odontológico, é normalmente originado pelas experiências vividas pela própria criança ou a partir de relatos dos pais ou familiares próximos, causando uma ansiedade muitas vezes descontrolada e prejudicando o tratamento. O objetivo deste trabalho foi realizar uma ampla busca bibliográfica e sinopses dos artigos mais relevantes e atuais a fim de verificarmos o atual estágio das abordagens farmacológicas e não-farmacológicas para uma eficiente e moderna terapêutica que torne a intervenção odontológica menos traumática e até mais satisfatória. Analisamos, comparamos e avaliamos os procedimentos e suas aplicações assim como discutimos os instrumentos de mensuração dos níveis de ansiedade nos pacientes para que o profissional em odontologia possa, a partir de uma avaliação criteriosa, escolher a mais adequada forma de conquistar a confiança e produzir um estado de relaxamento do paciente infantil principalmente e ter seu trabalho facilitado. Concluímos que esse assunto merece novas pesquisas pois é um campo pouco estudado e que está em constante avanço pois novas abordagens têm sido aplicadas e os resultados carecem de maior comparação entre essas técnicas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/558
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thaise Diniz Trajano_0003487_parcial.pdf468.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.