Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/563
Title: Tempo entre o nascimento e a primeira mamada do colostro e globulinas séricas de potros das raças campeira e pantaneira.
Authors: Carmo, Fabiana Fonseca do (Orientador)
Silva, Flávia Alves da
Keywords: Colostro
Equino
Pantaneiro
Issue Date: 18-Mar-2021
Citation: SILVA, Flávia Alves da. Tempo entre o nascimento e a primeira mamada do colostro e globulinas séricas de potros das raças campeira e pantaneira. Orientador: Fabiana Fonseca do Carmo. 2020. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O colostro trata-se de um dos pontos principais para a imunidade do potro, nele estão concentradas as globulinas, que são os primeiros anticorpos que o potro tem contato. Este trabalho tem como objetivo descrever um estudo de caso sobre o tempo de primeira mamada de potros Campeiros e Pantaneiros e as globulinas séricas visando evidenciar sua influência e importância na imunidade. Inicialmente é apresentada uma revisão de literatura sobre as raças estudadas, sobre um dos métodos de preservação da raça, que se trata da reprodução, sendo imprescindível para sucesso da mesma o manejo correto do neonato, garantindo a imunidade passiva através da ingestão do colostro, o que é essencial para sua sobrevivência. Para a realização deste estudo de caso, objetivando garantir a absorção ideal de imunoglobulinas, foi avaliado o tempo de primeira mamada de 12 potros, sendo 6 campeiros e 6 pantaneiros e os níveis de globulinas totais nos dias 0, 1, 7 e 30 pós-parto. O tempo de todos os potros, que ocorreu em média em 119,16 (campeiros) e 129,83 (pantaneiros) minutos, esteve dentro do valor de referência, havendo pouca variação dos casos descritos na literatura. Os níveis de globulinas dos potros apresentaram pouca diferença da literatura, mantendo-se aproximados e acima do valor mínimo de referência, assegurando a imunidade do potro, por este motivo, torna-se importante este acompanhamento e avaliação de tempo de primeira mamada do colostro e níveis de imunoglobulinas, respectivamente. Sugere-se que mais pesquisas devem ser realizadas, visando a padronização dos valores de referência para potros.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/563
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Flávia Alves da Silva_0004504.pdf529.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.