Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/565
Title: Padrão de contagem de células somáticas para avaliação da saúde da glândula mamária em bubalinos: revisão da literatura.
Authors: Fátima, Cleyber José da Trindade (Orientador)
Palma, Guilherme Batista
Keywords: Célula somática - contagem
Glândula - mamária
Bubalino
Issue Date: 18-Mar-2021
Citation: PALMA, Guilherme Batista. Padrão de contagem de células somáticas para avaliação da saúde da glândula mamária em bubalinos: revisão da literatura. Orientador: Cleyber José da Trindade Fátima. 2020. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo a obtenção de dados da literatura no intuito de esclarecer sobre a exploração de bubalinos na pecuária leiteira, bem como os principais fatores que concernem maior proteção a glândula mamária da espécie, os principais agentes etiológicos envolvidos, a importância da mastite nos índices de produção e o padrão de contagem de células somáticas encontrado em diferentes regiões do Brasil e do mundo. A mastite é a afecção de maior importância na produção de leite de búfalas, promovendo prejuízo significativo e, apesar de basear-se em parâmetros estabelecido para bovinos, há a necessidade de mais pesquisas a cerca das características específicas da espécie, a fim de delimitar padrões mais fidedignos para diagnóstico da doença na espécie bubalina. Dentre os autores pesquisados, houve uma concordância que os principais agentes que promovem mastite em búfalas são o Staphylococcus spp., Streptococcus e Escherichia coli e que a contagem de células somáticas acima de 200.000 células/ml é um indicativo de incidência de mastite subclínica no rebanho.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/565
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guilherme Batista Palma_0002235.pdf328.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.