Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/566
Title: Baço acessório em um cão: relato de caso.
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Araújo, Gustavo Henrique Casqueiro de
Keywords: Cirurgia - veterinária
Esplenectomia
Neoplasma
Issue Date: 18-Mar-2021
Citation: ARAÚJO, Gustavo Henrique Casqueiro de. Baço acessório em um cão: relato de caso. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2020. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: As cirurgias esplênicas são bastante comuns na rotina veterinária, seja ela devido a neoplasias, rupturas ou por consequências de uma outra enfermidade. Diante disso, esse trabalho tem por objetivo relatar o caso de um cão em que foi encontrado baço acessório congênito que foi submetido para a uma esplenectomia total devido a achado ultrassonográfico compatível com neoplasia esplênica em baço único. São raros os registros sobre baços acessórios congênitos na medicina veterinária, sendo o mais comum encontrar relatos sobre fragmentos do baço aderidos ao omento devido a uma esplenose. Uma cadela, sem raça definida, pesando 11,6 kg e de aproximadamente 3 anos de idade foi submetido à cirurgia de esplenectomia total devido a achados neoplásicos. No transoperatório foi detectado a presença de um baço acessório, que também estava acometido por neoplasia. Na ultrassonografia não foi possível visualizar o baço acessório. Ao comparar o caso com a literatura, e pela estrutura do órgão encontrado, o qual possuía toda vascularização assim como o hilo esplênico, podemos concluir que trata-se de um baço acessório e não decorrente de esplenose, confirmando assim o diagnóstico de baço acessório congênito.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/566
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gustavo Henrique Casqueiro de Araújo_0004311.pdf545.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.