Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/567
Title: Estadiamento oncológico: abordagem do médico veterinário diante de cadelas com neoplasias mamárias.
Authors: Volkweis, Fabiana Sperb (Orientador)
Barros, Luiza Gusmão de
Keywords: Animal - cadela
Câncer - animal
Oncologia
Issue Date: 18-Mar-2021
Citation: BARROS, Luiza Gusmão de. Estadiamento oncológico: abordagem do médico veterinário diante de cadelas com neoplasias mamárias. Orientador: Fabiana Sperb Volkweis. 2020. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A neoplasia mamária é um dos tipos de neoplasias mais comuns em cadelas principalmente na faixa etária de 7 a 12 anos de idade e sem predisposição racial. Não se sabe ao certo a etiologia do câncer de mama, porém, o fator hormonal é o mais abordado em estudos por observarem que cadelas não castradas ou castradas após vários ciclos estrais terem mais predisposição em desenvolver tal afecção. A apresentação clínica dos tumores mamários pode ser diversa, consequentemente, cada animal e tumor deve ser avaliado de forma individual. Com o risco das neoplasias mamárias serem malignas e ocorrer metástases, o estadiamento oncológico é primordial para o melhor diagnóstico, tratamento, prognóstico e/ou qualidade de vida do animal. Portanto, foi elaborado um questionário pela plataforma digital “Formulário Google”, entre o mês de abril e maio no ano de 2020, sem determinar endereço dos tutores ou dos atendimentos, com 95 tutores que tem ou já tiveram cadelas com câncer de mama e que tenham sido levadas ao médico veterinário. O intuito dessa pesquisa foi analisar a abordagem dos médicos veterinários ao atender cadelas com câncer de mama e foi possível concluir que é necessário aprimorar a abordagem metodológica do atendimento do paciente oncológico, assim como realizar um bom exame físico, solicitar os exames essenciais para o estadiamento, saber explicar a respeito do câncer de mama aos tutores e sugerir tratamento cirúrgico, castração, biópsia e seguimento do tratamento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/567
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luiza Gusmão de Barros_0004075.pdf471.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.