Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/568
Title: Persistência do quarto arco aórtico direito em cão: relato de caso.
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Silva, Mário Roberto Vianna da
Keywords: Regurgitação
Megaesôfago
Anomalia - vascular
Issue Date: 18-Mar-2021
Citation: SILVA, Mário Roberto Vianna da. Persistência do quarto arco aórtico direito em cão: relato de caso. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A persistência do arco aórtico direito (PAAD) é a anomalia do anel vascular mais comum descrita em cães que promove estreitamento extraluminal esofágico e, consequentemente, dilatação esofágica. Esta anomalia é o resultado da diferenciação anormal do arco aórtico embrionário em grandes vasos. Os sinais clínicos mais evidentes são a regurgitação, que surge precocemente logo após o desmame, emagrecimento e baixo desenvolvimento corporal. Este trabalho relata o caso de um canino, fêmea, de três meses, com quadro clínico de regurgitação imediata que apresentava sinais clínicos condizentes com esta anomalia que apresentou no esofagograma com sulfato de bário uma dilatação esofágica na entrada do tórax com possível estreitamento na base cardíaca. O tratamento adotado aborda a toracotomia convencional com a correção cirúrgica através da transecção do ligamento arterioso e correção da estenose esofágica e posterior ajuste de manejo alimentar. O prognóstico é reservado, porém neste trabalho de acordo com endoscopia esofágica pode verificar a remissão do megaesôfago, uma melhora no quadro de regurgitações, conferindo uma melhor qualidade de vida ao paciente, mas sendo verificado a necessidade futura de correção.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/568
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mário Roberto Vianna da Silva_0004079.pdf913.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.