Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/569
Title: Incidência de ceratite ulcerativa em cães: estudo comparativo em braquicefálicos e não braquicefálicos.
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Santos, Talita Gabriela Santana
Keywords: Braquicefálico
Úlcera - córnea
Refração
Issue Date: 18-Mar-2021
Citation: SANTOS, Talita Gabriela Santana. Incidência de ceratite ulcerativa em cães: estudo comparativo em braquicefálicos e não braquicefálicos. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2020. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A ceratite ulcerativa é uma das principais afecções oculares que afeta a visão dos animais, sua etiologia envolve diversos fatores como traumas, infecções causadas por vírus, fungos ou bactérias, arranhaduras, corpo estranho, substâncias químicas, ou disfunções como o entrópio, ectrópio, triquíases e lagoftalmia. A lesão acomete camadas da córnea podendo se agravar e causar a perda da visão. Qualquer animal é susceptível à doença, mas algumas raças são mais predispostas à afecção, como as braquicefálicas devido a sua anatomia do crânio e a exoftalmia. Este estudo comparativo quantitativo descritivo longitudinal abordou dados de 101 cães com úlcera de córnea no período de 2017 a 2020, os dados foram fornecidos por Médicos Veterinários, no qual um é especialista em oftalmologia, onde sua finalidade foi analisar a ocorrência de ulcerações corneanas em cães, realizar um comparativo do perfil dos cães acometidos, relacionar cães braquicefálicos a predisposição da afecção. Os mesmos foram coletados e separados em características basais, como raça, sexo, faixa etária e o tipo de lesão corneana. As raças mais acometidas foram as braquicefálicas (81,18%), o sexo mais afetado foram as fêmeas (56,43%), animais na fase adulta entre 4-9 anos foram os mais acometidos, e em relação ao tipo da lesão, as superficiais foram as mais manifestadas (66,33%). O presente demonstrou que parece haver uma predisposição à ceratite ulcerativa no que diz respeito às raças braquicefálicas no entanto, os fatores idade e o sexo provavelmente não são determinantes para apontar uma propensão à afecção. Adicionalmente, inferimos que úlceras superficiais são mais comuns, não indica que seja o tipo de lesão que mais se manifesta na doença.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/569
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Talita Gabriela Santana Santos_0006147.pdf511.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.