Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/573
Title: Principais substitutos temporários de pele para o tratamento de queimaduras e lesões cutâneas na medicina veterinária.
Authors: Volkweis, Fabiana Sperd (Orientador)
Serpa, Ana Carolina Viana
Keywords: Curativo - biológico
Ferida - cicatrização
Pele - tilápia
Issue Date: 22-Mar-2021
Citation: SERPA, Ana Carolina Viana. Principais substitutos temporários de pele para o tratamento de queimaduras e lesões cutâneas na medicina veterinária. Orientador: Fabiana Sperd Volkweis. 2020. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Na medicina veterinária o tratamento de feridas abertas nos animais é de fundamental importância devido à grande demanda de atendimentos a animais que apresentam lesões de diversos tipos e origens. Muitas vezes, por conta da grande perda tecidual e da contaminação a cicatrização dessas lesões acontece por segunda intenção e o tratamento precisa ser realizado com a utilização de curativos diários o que leva a um alto custo. O presente trabalho consiste em pesquisa aplicada de caráter explicativa, que visa identificar alguns tipos de substitutos de pele que podem ser utilizados no tratamento de queimaduras e lesões cutâneas em animais. A utilização de substitutos temporários de pele como um recurso terapêutico em lesões e queimaduras, chama a atenção por possuir benefícios na redução da contaminação das lesões, auxilia em uma melhor cicatrização, reduz o desconforto gerado nos animais quando comparados aos tratamentos tradicionais, diminui a quantidade de curativos, protege a lesão de traumas e reduz os custos do tratamento. A pele de rã, membrana amniótica, pericárdio bovino e pele de tilápia do Nilo são alguns dos substitutos biológicos de origem animal que apresentam resultados positivos na maioria dos casos onde são utilizados, entretanto, a deficiência de estudos realizados em animais é grande e a necessidade de se explorar essa terapêutica é fundamental.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/573
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Carolina Viana Serpa_0005114_parcial.pdf138.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.