Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/575
Title: Anestesia parcial intravenosa em ovino pediátrico: relato de caso.
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Armond, Carolina
Keywords: Anestesia - inalatória
Analgesia
Ruminante - pequeno
Issue Date: 22-Mar-2021
Citation: ARMOND, Carolina. Anestesia parcial intravenosa em ovino pediátrico: relato de caso. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2020. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Intervenções cirúrgicas em pequenos ruminantes vêm sendo realizadas com maior frequência, principalmente em animais de alto valor zootécnico, visto que é um mercado crescente voltado para criação como pet, produção de carne, leite, lã e outros derivados (Lima, 2016). A anestesia parcialmente intravenosa consiste no uso de anestesia inalatória juntamente com infusão intravenosa de um ou mais fármacos em bolus ou em infusão contínua para proporcionar ao paciente um plano anestésico adequado tendo relaxamento muscular, analgesia e sedação (LUMB & JONES, 2017). Tal método permite administração de fármacos diretamente na circulação sanguínea gerando rápida distribuição até o local de ação e com início geralmente breve (MASSONE, 2017). O presente relato de caso tem como objetivo descrever o protocolo anestésico utilizado em uma ovelha de 30 dias de idade apresentando fratura completa de tíbia e fíbula esquerdo e discutir a utilização desta técnica a fim de facilitar estudos posteriores, uma vez que a anestesia para essas intervenções vem crescendo nessa espécie. Conclui-se que a técnica de anestesia intravenosa parcial demonstrou-se eficiente no caso relatado uma vez que o paciente não apresentou alteração significativa dos parâmetros fisiológicos (PAI, PANI, ECG, SpO2, TC e glicemia), bem como no período de recuperação pós-anestésica imediata.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/575
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carolina Armond_0003499_parcial.pdf333.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.