Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/579
Title: Lesão de reabsorção dentária felina.
Authors: Volkweis, Fabiana Sperd (Orientador)
Santos, Gabriel Bertoldo dos
Keywords: Veterinária - odontológica
Felino
Cavidade - oral
Issue Date: 23-Mar-2021
Citation: SANTOS, Gabriel Bertoldo dos. Lesão de reabsorção dentária felina. Orientador: Fabiana Sperd Volkweis. 2020. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A lesão de reabsorção dentária é caracterizada como a perda do tecido duro por ação dos osteoclastos, da qual por algum motivo inespecífico geram essa reabsorção. Há estudos feitos em busca da etiologia dessa enfermidade, porém ela permanece desconhecida. A radiografia é o exame de diagnóstico, e com ele será avaliado a extensão da lesão e como será prosseguida a melhor forma de tratamento, do qual irá variar conforme o seu grau de acometimento. O tratamento busca aliviar a dor do paciente, restaurar a função e impedir que a reabsorção progrida. As formas de tratamento são o manejo conservador, a extração e a amputação dentária. Sendo os dois últimos os mais indicados e variam conforme o andamento da lesão. O objetivo deste trabalho é apresentar uma alteração clinicamente corriqueira da cavidade oral dos felinos, sendo uma lesão de grande importância e muito subdiagnosticada, devido a não apresentar uma causa concreta de sua ocorrência.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/579
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel Bertoldo dos Santos_0003498_parcial.pdf138.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.