Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/581
Title: Avaliação da gamaglutamil transferase urinária e sua correlação com a densidade em cães hígidos.
Authors: Marçola, Tatiana Guerrero (Orientador)
Lima, Gabriela Duque
Keywords: Insuficiência - renal aguda
Lesão - tubular
Enzima
Issue Date: 23-Mar-2021
Citation: LIMA, Gabriela Duque. Avaliação da gamaglutamil transferase urinária e sua correlação com a densidade em cães hígidos. Orientador: Tatiana Guerrero Marçola. 2020. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A insuficiência renal é um dos principais motivos para se avaliar o sistema urinário, todavia, aumento dos valores de ureia e creatinina só ocorrem quando aproximadamente 75% dos néfrons estão afuncionais. A gamaglutamil transferase (GGT) é uma enzima de borda em escova, localizada principalmente no túbulo contorcido proximal. Esta enzima também está presente em outros órgãos como fígado, pâncreas e intestino, porém, pelo alto peso molecular, a GGT urinária não pode atravessar a barreira glomerular, visto que qualquer quantidade encontrada na urina se refere a liberação renal, pois a sua liberação se dá por consequência da lesão tubular. Assim, a enzima GGT urinária se apresenta como um marcador precoce de lesão renal aguda. Este trabalho teve como objetivo a avaliação da atividade da GGT urinária em cães saudáveis e sua correlação com a densidade urinária. Foram coletadas 42 amostras de urinas provenientes de diferentes cães clinicamente hígidos por meio de micção natural, posteriormente realizado exame laboratorial para avaliação da GGT urinária e usando a técnica de refratometria foi obtida a densidade urinária. Os resultados obtidos mostraram que a atividade de GGT urinária se situou entre 10 e 90 UI/L, o que se assemelhou a vários autores, assim como a média de densidade obtida foi de 1034, também dentro do valor esperado na literatura. O índice de GGT urinária e densidade obtidas no presente estudo não apresentaram correlação entre si, contudo há de se considerar o número de amostras coletadas, o que pode não refletir análise estatística.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/581
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriela Duque Lima_0005265_parcial.pdf134.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.