Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/585
Title: Tenotomia do tendão do músculo flexor digital profundo em potro com deformidade flexural da articulação interfalangeana distal em membro pélvico: relato de caso.
Authors: Carvalho, Carolina Mota (Orientador)
Queiroz, Jhony Wiler Silva de
Keywords: Equino - contratura
Deformidade - flexora
Contratura - tendinea
Issue Date: 23-Mar-2021
Citation: QUEIROZ, Jhony Wiler Silva de. Tenotomia do tendão do músculo flexor digital profundo em potro com deformidade flexural da articulação interfalangeana distal em membro pélvico: relato de caso. Orientador: Carolina Mota Carvalho. 2020. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Este artigo tem como intuito demonstrar o uso da técnica de tenotomia do tendão do musculo flexor digital profundo em tratamento de uma deformidade flexural da articulação interlafalangeana distal em um equino. Foi atendido um potro, Quarto de Milha com cerca de 24 meses de idade e pesando 350 kg, com histórico de claudicação e dificuldade de locomoção, foi diagnosticado com deformidade flexural da articulação interfalangeana distal de grau III no Membro pélvico direito e grau I no esquerdo. Foi instituído a tenotomia do tendão do musculo flexor digital profundo do membro pélvico direito, já no membro pélvico esquerdo foi feito o tratamento clínico conservativo. Optou-se por realizar a tenotomia em estação com auxílio de sedação com detomidina na dose de 0,02mg/Kg, bloqueio anestésico local com cloridrato de lidocaína sem vasoconsritor, feito incisão no terço médio do metatarso, ressecção do TFDP e no pós cirúrgico Benzilpenicilina procaína/Dihidroestreptomicina, Flunixim Meglumine e uso de ferradura ortopédica do tipo rabo de peixe. 35 dias após a cirurgia o local da incisão cirúrgica estava cicatrizada e o animal se locomovendo normalmente. Podemos concluir que com a tratamento realizado da maneira correta há um prognóstico favorável para o animal.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/585
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jhony Wiler Silva de Queiroz_0004596_parcial.pdf167.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.