Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/604
Title: Uso da ozonioterapia como auxílio no tratamento das lesões de esporotricose felina: relato de caso.
Authors: Mello, Manuella Rodrigues de Souza (Orientador)
Moura, Ana Luísa Gonçalves de
Keywords: Fungo
Zoonose
Ferida
Issue Date: 24-Mar-2021
Citation: MOURA, Ana Luísa Gonçalves de. Uso da ozonioterapia como auxílio no tratamento das lesões de esporotricose felina: relato de caso. Orientador: Manuella Rodrigues de Souza Mello. 2020. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A esporotricose é uma micose zoonótica causada por espécies do Complexo Sporothrix Schenkii, que pode acometer várias espécies animais, inclusive a espécie humana. Os felinos são mais acometidos pela doença, possuem alto potencial zoonótico, manifestações clínicas variadas e um tratamento desafiador. A ozonioterapia é descrita como uma terapia alternativa não farmacológica, capaz de intervir de forma favorável na reparação tecidual. Apresenta propriedades bactericidas, virucidas, fungicidas e cicatrizante. Este trabalho objetiva relatar um caso clínico de um felino, macho, sem raça definida, castrado, 2 anos de idade, que apresentava lesões proliferativas e ulceradas extensas nos membros torácicos e pélvicos, tendo como diagnóstico a esporotricose. O paciente ficou internado por 40 dias e as lesões não haviam cicatrizado. Foi encaminhado para realizar ozonioterapia através da insuflação de bag’s, três vezes na semana e limpeza com soro fisiológico NaCl 0,9% ozonizado e óleo de girassol, também ozonizado, para obter cicatrização eficiente das feridas e diminuição da carga fúngica. Após 10 sessões, as feridas haviam cicatrizado e foi mantido apenas a medicação antifúngica e limpezas com o soro fisiológico NaCl 0,9% e óleo de girassol ozonizados. Conclui-se que a ozonioterapia é eficiente no tratamento de feridas e úlceras extensas de difícil cicatrização.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/604
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Luísa Gonçalves de Moura_0005605.pdf990.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.