Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/605
Title: Acupuntura no tratamento de displasia coxofemoral em cães.
Authors: Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Coelho, Ana Luiza da Cunha
Keywords: Acupuntura
Claudicação
Displasia - coxofemoral
Issue Date: 24-Mar-2021
Citation: COELHO, Ana Luiza da Cunha. Acupuntura no tratamento de displasia coxofemoral em cães. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2020. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A displasia coxofemoral se apresenta como uma má formação da articulação do quadril e tem origem hereditária. Além disso, fatores como exercício intenso e nutricionais favorecem a ocorrência da enfermidade e comprometem o desenvolvimento do animal, alterando o andar, e ocasionando problemas como claudicação e dor intensa, e até mesmo perda dos movimentos, o que ocorre geralmente em cães de raças grandes ou gigantes, sendo correlacionado ao peso. O emprego da acupuntura no tratamento da enfermidade gera estímulo da região afetada por meio de disposição de agulhas finas em locais denominados acupontos. As agulhas recebem estímulos diferentes, de acordo com o grau de progressão da doença, o que ocasiona melhora no quadro clínico. A acupuntura pode ser realizada de forma conservativa ou como pós-operatório. Objetiva-se com o presente trabalho, apresentar uma revisão de literatura sobre o auxílio da acupuntura no tratamento da displasia coxofemoral em cães, pois o objetivo final da acupuntura vai ser melhorar as condições clinicas do animal, aliviando o quadro de dor, que é das principais finalidades desse tratamento, possibilitando ao animal uma qualidade de vida melhor.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/605
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Luiza da Cunha Coelho_0003610.pdf470.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.