Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/606
Title: Avaliação das expressões corporais e faciais em equinos durante a escovação e limpeza dos cascos.
Authors: Erbersdobler, Eleonora D´Avila (Orientador)
Araújo, Ayara Magalhães de
Keywords: Equino
Comportamento - social
Etograma
Issue Date: 24-Mar-2021
Citation: ARAÚJO, Ayara Magalhães de. Avaliação das expressões corporais e faciais em equinos durante a escovação e limpeza dos cascos. Orientador: Eleonora D´Avila Erbersdobler. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: As expressões corporais e faciais são utilizadas com finalidade de comunicação entre os equinos, estudos a respeito do assunto levantam a possibilidade dessas expressões serem utilizadas como indicadores comportamentais para avaliação do estado mental positivo ou negativo auxiliando a compreensão dos sentimentos e emoções nessa espécie, visando principalmente promover bem-estar. O objetivo do trabalho foi descrever as expressões corporais e faciais de equinos durante a escovação e limpeza dos cascos pelo tratador, correlacionando com o estado mental positivo ou negativo. Foram utilizados 9 animais separados em grupos para facilitar o manejo que ocorreu em dias alternados (grupo dos machos- GM, grupo das fêmeas- GF), os comportamentos foram analisados por meio de observações a olho nú e filmagens. Realizou-se por 4 dias seguidos as observações pelo método ad libitum, registrados 30 comportamentos que compuseram o etograma, e os dados coletados foram da frequências dos comportamentos pelo método focal contínuo durante 3 dias de observações para cada grupo. Os resultados indicaram que animais de mais idade (M1,M2,M3,M4,F1 e F2) tiveram uma frequência maior de comportamentos de estado mental positivos (tranquilidade e conforto) enquanto que os mais jovens (F3,F4 e M5) apresentaram maior frequência de comportamento de estado mental negativo (aversão e inquietação) durante o processo de escovação e limpeza dos cascos. Sugere-se adaptações e alterações no processo de escovação e limpeza dos cascos pelo tratador, levando em consideração a idade dos animais, utilizar recompensas de reforço positivo, além da necessidade de um adestramento antecedendo esse manejo. As expressões faciais e corporais apresentaram resultados satisfatórios quando empregadas como indicadores de emoções e sensações positivas ou negativas em equinos, sendo útil para avaliação do bem-estar desses animais. Contudo, escolher um método de coleta e de amostragem apropriado é de grande valia para a obtenção de resultados confiáveis, além da necessidade de considerar o ambiente que o cerca e interferências do ambiente que podem influenciar diretamente nos comportamentos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/606
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ayara Magalhães Araujo_0006766.pdf634.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.