Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/610
Title: A criação e o uso de tenébrio e grilo na alimentação e nutrição dos animais.
Authors: Morata, Reinaldo Lopes (Orientador)
Simioni, Carolina Fernandes
Keywords: Alimento - alternativo
Farinha - animal
Proteína - fonte
Issue Date: 24-Mar-2021
Citation: SIMIONI, Carolina Fernandes. A criação e o uso de tenébrio e grilo na alimentação e nutrição dos animais. Orientador: Reinaldo Lopes Simioni. 2020. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O aumento da demanda mundial por alimentos de origem animal, o custo de produção e o impacto ambiental por ela causados direcionam as pesquisas para fontes alternativas de ingredientes com composição nutricional semelhantes ou superiores às fontes convencionais. A entomofagia é uma realidade, além de cultural, para muitos povos, faz parte da alimentação, quando não a única fonte de proteína, tanto que a FAO - Food and Agriculture Organization (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) incentiva e financia pesquisas voltadas para essa área. Cita em artigos como Edible insects future prospects for food and feed security as vantagens socioeconômicas da reprodução, criação, comercialização e consumo de insetos, dentre elas podem se destacar: a menor emissão de gases que provocam efeito estufa, o menor consumo de grãos para produção equivalente de proteínas, o menor desmatamento para plantio desses grãos e pastagens; além de possibilitar renda para pessoas em situação vulnerável. Portanto, objetivou-se reunir informações sobre a criação e o uso de tenébrio e grilo na alimentação e nutrição dos animais. Insetos são animais fáceis de criar, com reprodução prolífera, e podem substituir ingredientes de rações de diversos animais, como frangos de corte, galinhas poedeiras, cães, gatos, suínos, peixes, coelhos, animais silvestres, entre outros, sem prejudicar os índices zootécnicos. É atividade econômica do agronegócio, com boa lucratividade e em expansão. Portanto, os insetos, nas diversas formas de fornecimento, podem ser alternativa para compor dietas, devido ao ciclo de produção curto, prolificidade e a sua qualidade nutricional, além de ser alimento alternativo ao farelo de soja, devido o alto custo deste alimento. A utilização de insetos na alimentação de animais, seja sob a forma de farinha ou mesmo os insetos in natura se mostra uma alternativa para compor dieta dos animais, tanto sob aspectos econômicos, pois possuem ciclo de vida curto, alta taxa de prolificidade e requer baixos investimentos, quanto em eficiência e segurança nutricional, agregando a capacidade de reciclagem de resíduos e utilizando-os como alimento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/610
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carolina Fernandes Simioni_0005949.pdf803.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.