Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/612
Title: Uso da ribavirina associada ao DMSO na fase neurológica da cinomose: revisão bibliográfica.
Authors: Medeiros, Margareti (Orientador)
Souza, Hellen Nascimento de
Keywords: Antiviral - animal
Cão
Terapêutica
Issue Date: 24-Mar-2021
Citation: SOUZA, Hellen Nascimento de. Uso da ribavirina associada ao DMSO na fase neurológica da cinomose: revisão bibliográfica. Orientador: Margareti Medeiros. 2020. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A cinomose é uma doença viral altamente contagiosa, pertence à família Paramyxoviridae e gênero Morbillivírus, acomete principalmente os cães jovens de 3 a 6 meses de idade e os não vacinados. Até hoje não existe um antiviral especifico para tratar a doença e essa revisão da literatura tem como objetivo mostrar um tratamento alternativo que pode complementar a terapêutica de combate a cinomose utilizando ribavirina como agente antiviral e o DMSO como um carreador potencializando a ação da ribavirina. Os sinais clínicos na fase neurológicas incluem mioclonias que é um sinal clássico, e outros sinais como dificuldade de locomoção, paralisia dos membros e convulsões. Estudos sobre esse tratamento mostram resultados promissores podendo ser utilizado como uma alternativa de complementar o tratamento de suporte aumentando a sobrevida de cães acometidos pela cinomose na fase neurológica.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/612
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Hellen Nascimento de Souza_0004747.pdf400.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.