Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/617
Title: Utilização de terapia por ondas de choque para tratamento de tendinite em equinos atletas.
Authors: Carvalho, Carolina Mota (Orientador)
Solano, Mariana Sousa
Keywords: Cavalo
Fisioterapia
Reabilitação
Issue Date: 25-Mar-2021
Citation: SOLANO, Mariana Sousa. Utilização de terapia por ondas de choque para tratamento de tendinite em equinos atletas. Orientador: Carolina Mota Carvalho. 2020. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: As patologias tendíneas são muito comuns na rotina de equinos atletas, sendo a tendinite como a principal enfermidade destes tipos de afecções. Em muitos casos, esta doença pode comprometer a carreira do animal e até mesmo, encerrá-la precocemente. Por isso, existem algumas terapêuticas que podem auxiliar neste momento, como a técnica de Terapia por Ondas de Choque (TOC), também chamada de Shockwave, que é uma forma de prevenção e reabilitação dos animais afetados. Seus efeitos auxiliam na cicatrização das lesões dos atletas, garantindo que, possivelmente, estes animais retornem à vida esportiva mais rápido. O objetivo do trabalho, realizado a partir de uma revisão bibliográfica, é apresentar esta técnica terapêutica e sua eficácia como tratamento da tendinite do equino atleta, com o foco na tendinite dos tendões flexores dos membros anteriores, bem como, esclarecer suas aplicabilidades, seus efeitos e benefícios.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/617
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marina Sousa Solano_0006279.pdf793.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.