Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/619
Title: Doenças ósteo-metabólica em quelônios.
Authors: Erbesdobler, Eleonora D’Avila (Orientador)
Vasconcelos, Rebeca de Araújo
Keywords: Testudines
Doença - metabólica
Manejo - nutricional
Issue Date: 25-Mar-2021
Citation: VASCONCELOS, Rebeca de Araújo. Doenças ósteo-metabólica em quelônios. Orientador: Eleonora D’Avila Erbesdobler. 2020. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Atualmente, a escolha de répteis como pets é bastante comum, sendo os quelônios os mais escolhidos entre os tutores. Contudo, quando comparados a animais domésticos, os testudines necessitam de poucos cuidados e atenção, porém, é de suma importância conhecer as particularidades dessa espécie para lhe oferecer um manejo correto. O objetivo desse trabalho foi descrever as doenças ósteometabólicas que ocorrem em quelônios criados em cativeiro que apresentam algum tipo de falha em seu manejo, principalmente o alimentar. E ressaltar a importância de uma orientação adequada ao tutor na criação de um pet exótico. Na clínica de quelônios, é bastante comum a presença de pacientes com alterações morfológicas ligadas a falhas alimentares e recintos inapropriados. Afecções mais comumente encontradas nesta classe, as doenças ósteometabólicas (DOM) são enfermidades que podem estar relacionadas a dietas errôneas que levam a um desbalanceamento nos níveis de cálcio e fósforo circulantes, e, consequentemente, a alterações ósseas. Também estão associadas à falha na absorção de vitamina D em Testudines que não são expostos adequadamente aos raios ultravioletas (UV). Os sinais clínicos mais comuns são alterações de casco e crescimento exacerbado de bico e unhas. O diagnóstico é feito por anamnese e confirmado por raio-X. O tratamento é realizado por suplementação do mineral que está em desequilíbrio e correção do manejo ambiental. Se tratadas precocemente, as DOMs podem apresentar um bom prognóstico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/619
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rebeca Vasconcelos_0006159.pdf812.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.