Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/62
Title: Práticas alternativas de vínculo ao binômio mãe e filho para mães soropositivas para HIV
Other Titles: Alternative practices of link to mother and son binomy for soropositive mother for HIV
Authors: Campos, Evertton Aurélio Dias (orientador)
Carvalho, Aline Karla Clementino de
Keywords: relações Mãe-Filho
aleitamento Materno
síndrome de imunodeficiência adquirida
Issue Date: 15-Feb-2019
Citation: CARVALHO, Aline Karla Clementino de. Práticas alternativas de vínculo ao binômio mãe e filho para mães soropositivas para HIV. Orientador: Evertton Aurélio Dias Campos. 2018. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: A gestação na presença do HIV impõe diversos desafios à mulher e sua família, entre os quais se destacam os esforços visando à prevenção da transmissão materno-infantil do vírus. Foi observado que as gestantes sentem necessidade de construir uma relação com o bebê durante a gravidez. O estudo tem por objetivo identificar quais as principais estratégias podem ser desenvolvidas para o estímulo ao vínculo. Método: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa realizado no período de março a outubro de 2018. Resultados: foi verificado a relação de informações que levou ao aprofundamento da problemática, na qual após a leitura de diversos artigos pode-se constatar os benefícios das práticas adicionais de estimulo ao vínculo; Diante deste fato, faz-se necessário estimular as mães ao conhecimento das práticas alternativas para uma melhor interação com os filhos mediante o uso do toque, massagem, música entre outros vistos os benefícios evidenciados.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/62
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aline Carvalho_0000599.pdf190.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.