Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/620
Title: Doença do disco intervertebral em cães: aspectos fisiopatológicos e reabilitação.
Authors: Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Londoño, Sarah Cristina da Silva
Keywords: Fisioterapia - animal
Hérnia - disco
Medula - espinhal
Issue Date: 25-Mar-2021
Citation: LONDOÑO, Sarah Cristina da Silva. Doença do disco intervertebral em cães: aspectos fisiopatológicos e reabilitação. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A doença do disco intervertebral popularmente conhecida como hérnia de disco, é considerada a afecção neurológica que mais acomete a medula espinhal de cães, sobretudo tratando-se de raças condrodistróficas. Apontada como casuística principal de compressão medular e pode resultar desde paralisia parcial até paralisia total. Na afecção observa-se extrusão ou protusão do disco intervertebral, sendo que, a região toracolombar é mais comumente afetada. O diagnóstico baseia-se no histórico do animal, exames neurológicos e ortopédicos, entretanto, os exames de imagem são essenciais para o diagnóstico definitivo. O tratamento pode ser dividido em clínico, conservador e cirúrgico e a escolha terapêutica é definida de acordo com o animal, grau da lesão, tempo de acometimento, estado físico e neurológico. Independente da escolha, a reabilitação física se adapta positivamente para cada caso buscando sempre a melhora da qualidade de vida do paciente. Dessa forma, a fisioterapia é considerada técnica de reabilitação, que visa por meio de diferentes modalidades terapêuticas melhorar o estado físico e neuromuscular do paciente, tendo como base a utilização de frio, calor, luz, água, eletricidade e exercícios de mobilidade. Objetiva-se com o presente trabalho, apresentar uma revisão de literatura sobre o emprego da fisioterapia como forma de tratamento da doença do disco intervertebral.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/620
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sarah Cristina Da Sinva Londono_0004094.pdf571.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.