Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/624
Title: Acupuntura como terapia adjuvante no tratamento da cinomose em cães: revisão de literatura.
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Vieira, Andressa Rodrigues
Keywords: Canino
Morbilivirus
Terapêutica
Issue Date: 25-Mar-2021
Citation: VIEIRA, Andressa Rodrigues. Acupuntura como terapia adjuvante no tratamento da cinomose em cães: revisão de literatura. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A cinomose é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus da família Paramyxoviridae, que acomete carnívoros domésticos e selvagens, mas principalmente os cães. É uma doença multissistêmica com alta morbidade e letalidade por todo o mundo, podendo desenvolver sinais clínicos respiratórios, gastrointestinais e neurológicos. Normalmente a fase neurológica é a forma mais grave, aguda e sintomática. O diagnóstico é baseado nas manifestações clínicas, exames complementares como hemograma, teste de Elisa, RT-PCR e imunofluorescência indireta. A profilaxia e manejo são de suma importância e devem ser orientados, incluindo ingestão de colostro materno, vacinação, controle ambiental com correta higienização e isolamento dos animais infectados. O tratamento é basicamente de suporte, de acordo com os sinais clínicos que o animal apresentar. O uso de tratamento auxiliar como a acupuntura vem sendo cada vez mais recomendado, com o intuito de reduzir as sequelas neurológicas causadas pela doença e trazendo a cães afetados uma maior qualidade de vida. A acupuntura pode ser recomendada a complementar o tratamento sintomático em casos de animais que manifestam efeitos colaterais em excesso, sendo assim, uma boa opção de tratamento para doenças que eram consideradas incuráveis. O objetivo deste estudo foi descrever e avaliar as técnicas de acupuntura realizadas no tratamento de cinomose em cães.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/624
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andressa Rodrigues Vieira_0000074_parcial.pdf519.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.