Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/63
Title: Conhecimento da equipe de enfermagem a cerca dos cuidados ao potencial doador
Other Titles: Knowledge of the nursing team about care to the potential donor
Authors: Santos, Lorena Campos (Orientador)
Sampaio, Bruna Maria de Lima
Paulo, Maria Raquel Sampaio de
Keywords: cuidados de enfermagem
doação de órgãos
morte encefálica
Issue Date: 15-Feb-2019
Citation: SAMPAIO, Bruna Maria de Lima; PAULO, Maria Raquel Sampaio de. Conhecimento da equipe de enfermagem a cerca dos cuidados ao potencial doador. Orientador: Lorena Campos Santos. 2018. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: O potencial doador (PD) de órgãos e tecidos é capaz de beneficiar cerca de 10 pessoas, mas para que isso seja viável a equipe de enfermagem deverá estar capacitada a fim de identificar as complicações que poderão surgir decorrente da Morte Encefálica (ME) para manter a viabilidade dos órgãos de maneira adequada. Este estudo trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa, com abordagem descritiva, que objetivou identificar o preparo dos profissionais de enfermagem relacionado ao manejo do paciente em morte encefálica, bem como os cuidados de enfermagem imprescindíveis ao potencial doador. Resultado e Discussão: Nas análises realizadas, identificou-se que os autores consideram que assumir a assistência sem preparo técnico é um fator preocupante, necessitando assim a premência de uma qualificação específica para suprir a defasagem de conhecimento dos profissionais acerca da ME, e que o cuidado mais importante é o controle da temperatura corporal, pois quando não mantida corretamente causam efeitos deletérios ao PD. Conclusão: A equipe de enfermagem possui papel vital durante o processo, pois o enfermeiro é o profissional que lida diretamente com a família sempre prestando esclarecimentos sobre o quadro clínico do paciente estando à frente dos cuidados a serem prestados.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/63
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna Sampaio_0001867_Maria de Paulo_0001869.pdf509.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.