Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/633
Title: Considerações sobre o trauma crânio encefálico em pequenos animais.
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Ferreira, Deborah Cristina
Keywords: Traumatismo
Sistema - nervoso
Neurologia
Issue Date: 25-Mar-2021
Citation: FERREIRA, Deborah Cristina. Considerações sobre o trauma crânio encefálico em pequenos animais. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Os traumatismos são considerados uma importante causa de encaminhamento de cães e gatos a centros de atendimento veterinário em todo o mundo tendo alta mortalidade. Dentre os traumas, o trauma crânio encefálico (TCE) ganha grande atenção uma vez que pode haver lesão do tecido nervoso e o animal evoluir de maneira desfavorável. Dessa forma, uma abordagem metódica e eficiente baseada em metas deve ser realizada a fim de obter melhores resultados. Os animais podem apresentar sinais clínicos variados pela complexidade do encéfalo, dificultando assim o diagnóstico e tratamento do paciente. Nesse trabalho objetivou-se a realização de um compilado de dados da literatura a fim de facilitar a abordagem de pacientes com TCE e facilitar estudos posteriores sobre o tema. Após a avaliação das evidências científicas, pode-se afirmar que o tratamento é baseado na correção da hipóxia, hipotensão, controle da PIC e na prevenção de lesões secundárias que ocorrem após o trauma.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/633
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Deborah Cristina Ferreira_0003727.pdf905.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.