Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/637
Title: Índices de recuperação de oócitos e produção de embriões por fecundação in vitro nas raças gir leiteiro, holandês e girolando.
Authors: Fátima, Cleyber José da Trindade (Orientador)
Pinho, Gabriel Alberto Santos de
Keywords: Reprodução
Zebuíno
Taurino
Issue Date: 25-Mar-2021
Citation: PINHO, Gabriel Alberto Santos de. Índices de recuperação de oócitos e produção de embriões por fecundação in vitro nas raças gir leiteiro, holandês e girolando. Orientador: Cleyber José da Trindade de Fátima. 2019. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: O uso de biotecnologias aplicada a reprodução animal como por exemplo a fertilização in vitro de embriões vem sendo utilizada cada vez mais, e dando enfoque a isso objetivou-se avaliar o efeito do grupo genético de duas raças leiteiras zebuína e taurina e o respectivo cruzamento entre elas. Avaliaram-se então a média de produção total e viável de oócitos, produção de embrião por doadora e quantidade de oócito para produção de cada embrião de 355 OPU no período de janeiro a dezembro do ano de 2018. Os dados foram concedidos pela empresa ABS PECPLAN referente a 3 fazendas leiteiras do estado de Minas Gerais. Para tanto foi realizado a coleta de oócitos através da punção folicular guiada por ultrassom (ovum pick up- OPU) associada a fertilização in vitro. Os dados foram avaliados por análise de variância para avaliar o efeito da raça, e as médias foram compararadas pelo teste de tukey a 5% de significância. A quantidade média de oócitos por vaca foi maior no girolando ½, que foi superior ao Holandês em 2,46 vezes. Já a raça Gir foi superior à Holandêsa em 1,96 vezes. O número de embriões foi seis vezes maior no Girolando ½ e quatro vezes maior no Gir quando comparado ao Holandês. Dessa maneira a raça Girolando obteve melhores índices para ambas as variáveis estudadas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/637
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel Alberto Santos de Pinho_0002454.pdf612.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.