Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/638
Title: Adaptação de protocolo de IATF com nove dias para bovinos curraleiro pé-duro.
Authors: Pollini, Caroline Lavocat Nunes (Orientador)
Brilhante, Gabriela Cordeiro
Keywords: Sincronização
Ovulação
Reprodução - bovina
Issue Date: 25-Mar-2021
Citation: BRILHANTE, Gabriela Cordeiro. Adaptação de protocolo de IATF com nove dias para bovinos curraleiro pé-duro. Orientador: Caroline Lavocat Nunes Pollini. 2019. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: O Curraleiro Pé-Duro é uma raça bovina localmente adaptada com poucos exemplares no mundo, mas tem um grande potencial para se adaptar a pecuária moderna, pois a introdução de novo material genético pode aumentar a eficiência reprodutiva, com menor tamanho corporal e maior resistência natural a carrapatos. O objetivo do presente estudo foi avaliar a resposta folicular e luteal aos protocolos de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) a base de progesterona, gonadotrofina coriônica equina e benzoato ou cipionato de estradiol em vacas Curraleiro Pé-duro. O Experimento foi realizado no Campo Experimental Sucupira, Brasília-DF, Brasil. Foram utilizadas 12 fêmeas Curraleiro Pé-Duro cíclicas (último parto há seis meses), entre dois e oito anos e com condição corporal (CC) média 3 divididas em dois grupos de tratamento: delineado em modelo crossover onde os animais receberam um dispositivo intravaginal contendo 1g de P4 por nove dias e 2mg de BE intramuscular (IM) no momento da inserção do dispositivo (dia 0). No dia da remoção do dispositivo (dia 9), as fêmeas receberam 150μg de D-cloprostenol sódico e 300UI de gonadotrofina coriônica equina (eCG) IM, sendo, então, divididas aleatoriamente para receber 1mg de BE ou 1mg de ECP. Não houve diferença estatística entre os protocolos testados (P>0,05) em relação a tempo de ovulação, tamanho folicular e do corpo lúteo. Os dois protocolos foram capazes de sincronizar as matrizes no tempo estimado e apresentar uma densidade de ovulação similar. Ainda são necessários estudos mais aprofundados para analisar taxa de sincronização e efetividade na taxa de gestação.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/638
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriela Cordeiro Brilhante_0002465.pdf417.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.