Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/640
Title: Cuidados neonatais e pediátricos em bovinos nas primeiras 24 horas de vida.
Authors: Carvalho, Carolina Mota (Orientador)
Lacerda, Geovanna Dias
Keywords: Neonato
Manejo - bezerro
Manejo - higiênico
Issue Date: 25-Mar-2021
Citation: LACERDA, Geovanna Dias. Cuidados neonatais e pediátricos em bovinos nas primeiras 24 horas de vida. Orientador: Carolina Mota Carvalho. 2019. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: O presente trabalho consistiu em uma revisão bibliográfica, desenvolvida com o intuito de discorrer sobre os principais cuidados que devem ser adotados no manejo de bezerros neonatos. O nascimento caracteriza-se por uma mudança ambiental brusca, na qual o neonato passa do ambiente intrauterino para o ambiente extrauterino. Essa adaptação deve acontecer rapidamente, e o neonato irá assumir o controle de suas funções vitais como a alimentação, termoregulação e eliminação de excrementos. Deste modo, os primeiros cuidados dispensados aos bezerros neonatos nas primeiras 24 horas de vida é condição fundamental, tendo influência direta na produtividade e lucratividade. O manejo alimentar destes animais é um dos fatores mais importantes para garantir o bom desenvolvimento dos mesmos. Assim, verifica-se que as boas práticas de manejo contribuem de forma incisiva para que as taxas de mortalidade sejam reduzidas, aumentando a porcentagem de bezerros desmamados e acarretando em uma maior eficiência técnica e econômica.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/640
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Geovanna Dias Lacerda_0002101.pdf229.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.