Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/642
Title: Mielite focal secundária a evento vascular hemorrágico em cadela relato de caso.
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Alves, Ingryd Ketlen da Luz
Keywords: Hemorragia - intramedular
Monoparesia - aguda
Cachorro
Issue Date: 26-Mar-2021
Citation: ALVES, Ingryd Ketlen da Luz. Mielite focal secundária a evento vascular hemorrágico em cadela relato de caso. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A inflamação medular, pode ter diferentes causas em cães e, dentre as causas, cita-se os eventos vasculares como fator etiológico desta afecção. Neste trabalho buscou-se relatar o caso de uma cadela da raça Labrador Retriever acometida por mielite focal secundária a evento vascular do tipo hemorrágico dando enfoque aos métodos para o diagnóstico da lesão nervosa. A paciente apresentava monoparesia espástica de membro pélvico esquerdo e normalidade de membros torácicos sem histórico de traumas. Como exames complementares, foram solicitados hemograma completo, tomografia e exame de líquor em que se evidenciou alteração vascular unilateral do segmento T11-T12. Após a realização do tratamento, a paciente recuperou as funções em 16 dias. Neste relato destaca-se a importância dos exames de imagem para se chegar a um diagnóstico morfológico mais preciso, para um tratamento direcionado e rápido e busca pelo diagnostico etiológico. De acordo com os exames de imagem, que foi o método utilizado para exclusão de outras mielopatias compressivas foi possível se chegar a um diagnóstico definitivo, onde se observou hemorragia intramedular entre os segmentos T11-T12, podendo assim instituir um tratamento adequado que neste caso consistiu essencialmente em fisioterapia e exercícios de reabilitação locomotora.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/642
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ingryd Ketlen da Luz Alves_0000163.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.