Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/645
Title: Utilização de monensina e virginiamicina em sistema intensivo de bovinos de corte.
Authors: Carmo, Fabiana Fonseca do (Orientador)
Lopes, Kimberly Beatryz da paz
Keywords: Ionóforo
Antibiótico
Produtividade
Issue Date: 26-Mar-2021
Citation: LOPES, Kimberly Beatryz da paz. Utilização de monensina e virginiamicina em sistema intensivo de bovinos de corte. Orientador: Fabiana Fonseca do Carmo. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Os aditivos alimentares são responsáveis para suprir os nutrientes dos animais, sendo o antibiótico ionóforo e antibiótico não ionóforo são usados para produção animal responsáveis no desempenho de ganho de peso, reduzindo o tempo de abate dos animais. O presente experimento foi realizado no Município de Tucumã - Pará, com bovinos de corte mestiços inteiros e idade média de vinte e seis meses. Esse estudo teve como objetivo avaliar o ganho de peso dos animais submetidos a dois aditivos, um ionóforo, a monensina sódica e um não ionóforo, a virginiamicina. Foram utilizados dezoito animais submetidos a monensina sódica e dezoito animais submetidos a virginiamicina, com protocolo de dez dias de adaptação e 37 dias de experimento. Os bovinos estavam sob sistema de semiconfinamento com pastagem à vontade de forragens de Brachiara decumbens, Brachiara humidicola e Megathyrsus maximus. Foram realizadas duas pesagens durante o experimento, inicial e final. Na análise da pesagem final observou-se que os animais submetidos a monensina tiveram uma média de ganho de peso por animal diário de 0,683 kg, e os animais submetidos a virginiamicina obtiveram uma média de ganho de peso, por animal diário de 1,411 kg. Desta forma, concluiu-se que os dois aditivos auxiliaram positivamente no ganho de peso, comparados ao ganho médio de peso padrão, e que a virginiamicina influenciou em maior ganho de peso dos animais.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/645
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kimberly Beatriz da Paz Lopes_1320159902.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.