Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/649
Title: Atenção básica ao neonato canino: cuidados e escala de Apgar: revisão bibliográfica
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Filgueiras, Larissa Viana de Souza
Keywords: Cachorro
Neonatologia
Pós-parto
Issue Date: 26-Mar-2021
Citation: FILGUEIRAS, Larissa Viana de Souza. Atenção básica ao neonato canino: cuidados e escala de Apgar: revisão bibliográfica. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Neonatologia é a ciência responsável pelo estudo dos recém-nascidos. Logo após o nascimento, os animais apresentam grande fragilidade orgânica, fato este que acarreta alta taxa de mortalidade, necessitando assim de cuidados intensivos para a sobrevivência dos mesmos. Com isso, o profissional deve estar habilitado em técnicas como reanimação e a escala de Apgar. Essa última é um método de avaliação clínica do neonato após o parto, aferindo as condições clínicas do recém-nascido durante o 1º, 5º e o 10º minutos de vida. Há poucos estudos na medicina veterinária referente a esse tipo de avaliação, logo se faz necessário mais estudos sobre esse método para um melhor auxílio na identificação do neonato em risco. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a neonatologia veterinária, dando ênfase a Escala de Apgar em cães neonatos, descrevendo a utilização e a importância da mesma. Em tempos hodiernos, os cuidados com os neonatos caninos evoluíram e apresentaram grande prontidão na rotina do profissional. O método de avaliação implantada na neonatologia veterinária realizada pela Escala de Apgar indicou mais praticidade e acessibilidade no manejo do recém-nascido, proporcionando uma maior segurança e bem-estar animal.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/649
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File SizeFormat 
Larissa Rodrigues Caixeta_0002654_parcial.pdf234.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.