Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/652
Title: Aspectos clínicos do shunt portossistêmico em cães: revisão de literatura.
Authors: Marçola, Tatiana Guerrero (Orientador)
Brito, Mariana Rodrigues
Keywords: Sistema - venoso
Circulação - sistêmica
Bioquímica
Issue Date: 26-Mar-2021
Citation: BRITO, Mariana Rodrigues. Aspectos clínicos do shunt portossistêmico em cães: revisão de literatura. Orientador: Tatiana Guerreiro Marçola. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: O presente trabalho aborda o tema shunt portossistêmico, síndrome que é definida por comunicações vasculares entre o sistema venoso portal e a circulação sistêmica, permitindo o acesso do sangue portal à circulação sistêmica, sem que ocorra sua passagem pelo fígado. O objetivo foi revisar a bibliográfica voltada para as alterações fisiopatológicas e hematológicas encontradas em cães portadores dessa anomalia. O reconhecimento precoce da síndrome associada aos sinais clínicos permite instituir ao paciente com shunt portossistêmico um tratamento seguro e efetivo. A disseminação do DPS está em maior parte ligada a animais reprodutores portadores de DPS congênito e esses animais tem que ser tirados da reprodução imediatamente.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/652
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariana Rodrigues Brito_0002542_parcial.pdf158.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.