Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/653
Title: Desenvolvimento e viabilidade de bactérias ácido láticas na bebida láctea fermentada em diferentes tempos.
Authors: Souza, Stefania Márcia de Oliveira (Orientador)
Peres, Marisa Pontes da Silva
Keywords: Lácteos - derivado
Lactobacillus - bulgaricus
Streptococcus - thermophilus
Issue Date: 26-Mar-2021
Citation: PERES, Marisa Pontes da Silva. Desenvolvimento e viabilidade de bactérias ácido láticas na bebida láctea fermentada em diferentes tempos. Orientador: Stefania Marcia de Oliveira Souza. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: As bebidas lácteas fermentadas são derivados láctios, fonte de cálcio e proteínas, de baixo custo de produção e baixo preço final para o consumidor, por poderem conduzir probióticos e serem reconhecidas como produtos saudáveis. A pesquisa em questão teve como objetivo verificar o desenvolvimento das bactérias ácido láticas (BAL’S), Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus termophilus na bebida láctea fermentada, avaliando a influência do tempo de refrigeração na viabilidade destes microrganismos. O derivado lácteo foi avaliado durante 40 dias a partir do nono dia de fabricação (D0, D5, D10, D15, D20, D30, D40), incluindo um período após prazo de validade, em duas amostras de bebida láctea fermentada. Os resultados obtidos no D0 para ambas amostras, D5 para amostra de côco, e D5 e D40 para amostra de salada de frutas, não se apresentaram condizentes com o valor predisposto pela legislação vigente, além da ausência de Streptococcus thermophilus e do aparecimento de hifas fúngicas em todo período de análise. Contudo, conclui-se que as amostras apresentaram resultados favoráveis ao padrão legal, na maior parte do tempo analisado.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/653
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marisa Pontes da Silva Peres_0002413.pdf828.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.