Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/654
Title: Acidentes ofídicos em dois cães do DF: relato de caso.
Authors: Volkweis, Fabiana Sperd (Orientador)
Padilha, Michelle Faiffer Carvalho
Keywords: Animal - doméstico
Intoxicação - animal
Cascavel
Issue Date: 26-Mar-2021
Citation: PADILHA, Michelle Faiffer Carvalho. Acidentes ofídicos em dois cães do DF: relato de caso. Orientador: Fabiana Sperb Volkweis. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Os animais domésticos são altamente suscetíveis à acidentes ofídicos, principalmente aqueles que residem em áreas rurais ou próximos a matas, na grande maioria devido a seu comportamento curioso. Os locais mais afetados no ataque são o focinho, pescoço e membros. Saber identificar os sinais clínicos, interpretar os sinais hematológicos e ter conhecimento sobre os mecanismos de ação dos agentes de intoxicação são importantes para determinar o manejo terapêutico mais adequado afim de minimizar os efeitos colaterais do veneno. Os relatos de casos apresentados foram atendidos em uma clínica veterinária particular no Lago Sul/DF, sendo duas cadelas, uma apresentava ferida em plano nasal decorrente a picada de uma cobra cascavel (Crotalus spp.), e a outra apresentava ferida em plano nasal e na região ventral da cervical decorrente a picada de uma cobra jararaca (Bothops spp.), em ambos os casos houve recuperação das pacientes.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/654
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Michelle Faiffer Carvalho Padilha_0000262.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.